Club de
Turvo

Mostrando todas as publicações do Clube

Presidente da Subcomissão da Pólio Plus visita feira em Buenos Aires

No mês de julho, a presidente da subcomissão do Programa Pólio Plus, no distrito 4652, Fabiane Kanzler Maiochi (integrantes do Rotary Club de Jaraguá do Sul-Vale do Itapocu) esteve visitando a tradicional feira de San Telmo, em Buenos Aires, que funciona desde 1970 assiduamente todos domingos. "Para minha surpresa lá entre 270 estandes encontrei bem no coração da praça um estande do Rotary Club Satélite Montserrat Centro Portenho (distrito  4895). Com um ano de fundação de composição mista, percebi que os associados eram bem jovens, todos usando uniforme padronizado", destaca a rotariana. Ela conta que foi convidada, no evento, a assistir vídeos de realidade virtual, entre eles referente à Pólio. "Depois, respondemos espontaneamente um quiz com tema Meio Ambiente, com oito perguntas objetivas", explica Fabiane. As perguntas foram sobre sobre economia de água, energia elétrica e destino e uso de lixo e descartáveis. Em meio ao comércio de artesanato e antiguidades, o estande do Rotary Club Centro Portenho destacava as ações da Pólio (causa número 1 do Rotary Internacional) e do Meio Ambiente (uma das bandeiras do Rotary que é salvar o Planeta). No final de sua visita, Fabiane ganhou um bóton da campanha de erradicação da poliomielite no mundo.   Texto: Thiago Dias | Jornalista e Membro do Rotary Club de Joinville - Pirabeiraba | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4652 (Ano Rotário 2019-2020)  

Postado em 30 de Julho de 2019

1º Seminário de Capacitação do distrito 4652 reúne centenas de rotarianos

Santo Amaro da Imperatriz sediou o 1º Seminário Distrital de Capacitação do Distrito 4652, no dia 27 de julho. Presidentes, Instrutores de Clube, Administração de Clube e todos os interessados em Conhecimento Rotário estiveram participando do evento que reuniu 200 pessoas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz. O treinamento teve três temas principais: Planejamento Estratégico (visão onde queremos chegar e o que desejamos em nossos clubes; Normas e Estrutura Rotárias (conhecer como funciona nossa organização tendo como ponto principal a Prova Quádrupla); e Capacitação como Ferramenta de Retenção e Atração. O governador distrital Helvino Wilsmann destacou, no evento, que "somos movidos a desafios e sabemos que nossa vida é um constante aprendizado. O compromisso em servir ao próximo nos capacita a enfrentar os maiores desafios humanitários do mundo." Durante o evento, Herildo Monteiro Filho (governador 2018-2019); José Alberto Noldin (governador 2017/2018) e o governador assistente da Área 3, Eduardo Pfützenreuter, palestraram sobre Rotary.  Texto e fotos: Thiago Dias | Jornalista e Membro do Rotary Club de Joinville - Pirabeiraba | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4652 (Ano Rotário 2019-2020)

Postado em 28 de Julho de 2019

Em Indaial, Rotary incentiva projeto Ribeirão Mais Verde que contará com implantação de fossas ecológicas

Com a presença do governador distrital Helvino Wilsmann, foi anunciada na cidade de Indaial, no dia 24 de julho, a instalação piloto de 20 sistemas individuais de tratamento de esgoto com fossas ecológicas em residências do bairro Encano.Juntamente com a parceria da Prefeitura de Indaial, esta ação faz parte do Ribeirão Mais Verde, que visa à preservação dos ribeirões Encano e Warnow. Além do governador, o encontro contou com a presença do prefeito André Moser; secretários e técnicos da Prefeitura; integrantes do Rotary Club, Casan, entidades, lideranças empresariais, moradores do Encano e imprensa.Desde 2018, a Prefeitura de Indaial mantém um convênio com a Univali para desenvolvimento do projeto de tratamento de efluentes domésticos (esgoto) por fitorremediação. Esse processo utiliza as plantas (no município será usado o vetiver) como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério. Trata-se de uma forma ecológica, de baixos custos operacionais e de manutenção, altamente eficiente na absorção de materiais orgânicos. Esta parceria com a Univali contempla a assessoria técnica na implantação do projeto e o termo de referência que servirá de base para a Prefeitura licitar os demais sistemas. "Após a implantação das fossas nos 20 imóveis e o monitoramento, temos a previsão de lançar, em 2020, um edital de licitação para contemplar a instalação em todas as residências localizadas às margens dos ribeirões", explica Jonas Lima. Os recursos para desenvolvimento e implantação do projeto são provenientes do contrato-programa que a Prefeitura de Indaial mantém com a Casan. Serão investidos R$5 milhões em medidas para preservação dos ribeirões Encano e Warnow, aplicados ao longo de 50 meses de acordo com o convênio. O tratamento natural do esgoto nos imóveis situados ao longo desses ribeirões é a primeira ação a ser implantada."Essa é uma importante ação de preservação ambiental. Trabalho em conjunto na busca pela universalização do saneamento básico. Nas comunidades de interior precisamos pensar em sistemas descentralizados para tratamento de esgoto. Essa é uma alternativa viável e muito eficiente", comenta o prefeito, André Moser. (Texto com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaial)   Material: Thiago Dias | Jornalista e Membro do Rotary Club de Joinville - Pirabeiraba | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4652  (2019-2020)

Postado em 26 de Julho de 2019

Festiva de Cozinheiros

Sob a coordenação do Companheiro Célio Waldrich, ocorreu a primeira Festiva de Cozinheiros do Ano Rotário 2019-20. No cardápio, o melhor da gastronomia alemã. A equipe foi composta ainda por Edi Bortoli,  João Luiz Sensi Hornburg, Tarcísio Steffen, Álvaro Jorge Pereira, Valmiré Ouriques e Ivo Dickmann. Foi na noite do dia 24 de julho, no Deck da Rivage.  Texto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do RC Hermann Blumenau (Ano Rotário 2019-20).

Postado em 24 de Julho de 2019

Informativo Rotário de Junho de 2019

Informativo Rotário nº 12 | Julho de 2019  Chegamos ao fim de mais uma jornada! Honrado por entrar na história como último Governador do Distrito 4650 e por contribuir no processo que resultou na fusão com o 4651, fazendo surgir o Distrito 4652, o segundo maior da América do Sul. Foi uma tarefa árdua, mas gratificante, marcando uma nova era em nossa vida Rotária.  Nessa última edição do Informativo Rotário do Distrito 4650, não poderia deixar de agradecer aos que me auxiliaram nessa jornada. Do mesmo modo, Barry Rassin, presidente do RI, e Paulo Augusto Zanardi, diretor das Zonas 23 e 24, deixam registradas suas mensagens finais.  Uma boa leitura!   GD Herildo Monteiro Filho Ano Rotário 2018-19  

Postado em 19 de Julho de 2019

Governador faz uma avaliação das primeiras semanas de sua gestão

Ao completar 20 dias da gestão, o governador distrital Helvino Wilsmann faz uma avaliação positiva deste período inicial do distrito 4652. "Fui muito bem recebido pelos clubes em que estive presente e observei que os companheiros, inclusive os novos presidentes, estão bem motivados para trabalhar em prol da comunidade e bastante entusiasmados com o lema sobre conexão", destaca o governador. Durante estas últimas três semanas, o governador, juntamente com sua esposa Nelsi, prestigiou a posse dos novos presidentes dos Rotary Clubes de Criciúma, Rio do Sul, Pouso Redondo, Balneário Camboriú, Blumenau, Araquari, Penha e Ibirama. Helvino comenta que atualmente o 4652 é o 2º distrito com maior número de companheiros (total de 2.500) e, caso o distrito tenha um crescimento relevante neste ao rotário, é bem possível alcançar a 1ª colocação, como sendo o maior distrito do Brasil. Sempre que possível, Helvino tem acompanhado as transmissões de posse no clubes da família rotária do distrito 4652.   Texto: Thiago Dias | Jornalista e Membro do Rotary Club de Joinville - Pirabeiraba | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4652  (2019-2020)

Postado em 19 de Julho de 2019

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Avenida Municipal, 2970, sala 08,s/N Cep: 88930-000